Panono: o futuro da câmera panorâmica

Panono in Japan

 

Tudo começou enquanto Jonas Pfeil, o criador da Panono, estava trabalhando em sua tese de mestrado em engenharia de computação pela Technical University of Berlim. A dificuldade de obter boas imagens panorâmicas o incomodava. Foi aí que ele teve a ideia de uma esfera preenchida por câmeras em todas as direções, que tiraria uma fotografia panorâmica quando jogada ao ar. Agora, a ideia parece ter dado certo e sua empresa está prestes a lançar a novidade: um novo conceito de câmera, que captura o momento em todas as direções com uma resolução de 108 megapixels.

A Panono possui 36 câmeras, cada uma com 3 megapixels, cujas lentes ficam espalhadas em sua superfície. Basta jogá-la para cima e a Panono usará seus acelerômetros para perceber a posição de maior altitude e tirar uma foto automaticamente. A fabricante informa que não há problema se a câmera cair no chão depois da foto, pois o envoltório é resistente o suficiente para impedir danos internos, desde que não seja jogada de um avião ou de um arranha-céu.

Gotta catch'em all !
Gotta catch’em all !

A ideia é que a Panono seja conectada ao seu celular ou tablet e que as fotos panorâmicas sejam armazenadas no serviço de nuvem da empresa, a Panono Cloud. Lá, as imagens só poderão ser acessadas pelo usuário, a não ser que ele escolha compartilhar sua fotos. Mesmo que não esteja conectada, a nova câmera terá capacidade de armazenar até 400 panoramas em sua memória interna.

Panono começou como um projeto no site de startups indiegogo e obteve doações somando 1,25 milhões de dólares para a continuidade do projeto. A página do projeto pode ser vista neste link. Para visualizar os panoramas de alta qualidade já tirados pelos desenvolvedores, é possível instalar os aplicativos oficiais para iOS e Android ou visitar a página de panoramas no site da Panono.

Para finalizar, deixo um vídeo dos desenvolvedores da Panono.

David Borges

Um dia... Boom! Dragão sem Chama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *