Por volta das 3 horas da tarde, o serviço de mensagens WhatsApp, agora do Zuckerberg, começou a apresentar instabilidade. As mensagens enviadas nem sequer chegavam no servidor, o serviço estava em um loop constante de “conectando…”.
Às 6 horas da tarde, o WhatsApp se pronunciou no Twitter sobre a falha.
O serviço ficou totalmente indisponível e não foi só no Brasil, em outros países também. Os usuários reclamavam nas redes sociais Facebook e Twitter. Outras empresas com o mesmo serviço do WhatsApp, estavam no Twitter relatando o número de novos usuários em busca de outro aplicativo, e também começaram a apresentar instabilidade como o Telegram Messenger:
Agora a pouco, quase 8 horas da tarde, após 4 horas fora do ar, o WhatsApp voltou a funcionar e houve outro pronunciamento no Twitter.
Até o momento em que este post está sendo escrito, somente o serviço de envio de textos e “último horário visto” estão funcionando. Anexos de imagens, vídeos e mensagens de voz não estão funcionando. Não é possível efetuar download, nem upload.
Não há nada concreto sobre os “problemas de servidor” que ocorreram hoje à tarde, mas não é a primeira vez que isto ocorre, mas quem sabe se não é o Facebook fazendo manutenção e inserindo algum código spyware, a última vez que o serviço ficou offline foi 7 de dezembro de 2013 e antes foi relatado nos dias 3 de novembro e dia 15 de outubro.
Atualização – 22:35
Neste momento, o WhatsApp volta a ficar fora do ar. Ainda não houve nenhum esclarecimento por parte do serviço. Atualizaremos este post quando obtermos maiores informações.
Atualização – 23:21
Após quase 1 hora fora do ar, o serviço volta com todas suas funções (envio de fotos, vídeos e mensagem de voz e texto) funcionando corretamente.