Alto-falante de plasma, já ouviu falar? – Atualizado

Viu o vídeo acima? Muito interessante, não? Vamos saber o que é esse tal alto-falante de plasma.

Primeiro, vamos saber de modo bem resumido o que é o PlasmaConhecido como o quarto estado da matéria, o plasma é uma certa quantidade de partículas ionizadas, imagine que você tem uma substancia líquida e fornece energia até ela se tornar um gás, mas você continua fornecendo energia e esse gás começa a se tornar ionizado, uma coleção de átomos neutros, elétrons livres e íons positivos. Devido ser ionizado o plasma é capaz de conduzir eletricidade.

O funcionamento do alto-falante de plasma acaba sendo bem simples, ele é formado por um arco de plasma e faz variar o ar ao seu redor. O auto-falante é ligado a um amplificador de áudio, desse modo uma descarga incandescente ocorre no arco de plasma, assim ele atua como um elemento sem massa irradiante, criando ondas de compressão no ar que nós percebemos: o som.

arc plasma
Arco de plasma

No Kickstater, o projeto The ARC Plasma Speaker, está pedindo doações para produzir essa alto-falante em larga escala, como você pode conferir no link e no vídeo abaixo a apresentação do projeto.

Também é possível achar tutoriais no Instructables ensinando a montar um.

O perigo por trás desses alto-falantes é a alta tensão e a sua utilização em ambientes fechados, como ocorre à ionização do ar, existe a formação de ozônio (O³) que é prejudicial ao nosso sistema respiratório.

Nesse outro link, nós temos um tutorial brasileiro para montagem do alto-falante. Confira abaixo o circuito confeccionado e um vídeo em funcionamento.

SONY DSC
Imagem retirada do site Sombox

O The ARC Plasma Speaker, que citamos acima, já está vendendo alguns desses aparelhos e já conta com alguns vídeos de seus produtos funcionando, como podemos conferir abaixo.

Se você tiver pressa em comprar e não quiser esperar a empresa terminar sua pesquisa e montar uma linha de produção, o link para adquirir o alto-falante está aqui.

Apesar dos riscos desse alto-falante, ficou a vontade de querer montar um. O som tem uma qualidade mediana, mas o legal desse aparato todo é ver somente o plasma e ouvir o som. Qualquer pessoa vai ficar de boa aberta quando ver o seu.

Atualização 11:11 – 07/03/14

Confira abaixo alguns vídeos com músicas conhecidas no alto-falante de plasma: Eu tenho que fazer um desse, tô sem acreditar kkk

Thriller – Michael Jackson

We Found Love – Rihanna

Glad You Came – The Wanted

Don’t Stop Me Now – Queen

Super Mario Bros Theme Song

Acid Rain – Dream Theater’s

The Legend of Zelda Theme Song

Se quiser conferir mais vídeos clique no link.

Júnior Farrapo

Graduando de Engenharia da Computação pela UFC, gamer, fã da cultura nerd e curte o pop rock nacional.

2 thoughts to “Alto-falante de plasma, já ouviu falar? – Atualizado”

  1. em 1972 em minha formatura uma turma apresentou um alto falante de FOGO, sim ao inves de caixas acusticas fogo, acho que funcionava pelo mesmo principio, mas era fogo de lenha mesmo kkk acredite se quiser eu vi, alguem tem alguma materia sobre isso?

    1. Por essa época, lí uma matéria, em uma revista de Eletrônica, onde falava em Alto Falante de Chama.A chama, era produzida, por um maçarico oxi acetilênico, haviam duas varetas de carvão, mergulhadas na chama.Se pesquisar entre as revistas de eletrônica, que existiam no Brasil na época, tipo Eletrônica Popular, Antena, deve encontrar.Pena, que não lembro o nome EXATO da revista nem a data.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *