Conheça voLumen, o display LED 3D que parece ter vindo do futuro.

voLumen - volumetric 3D display.MP4_snapshot_01.33_[2014.04.21_17.49.53]
Animação com Pac-Man no voLumen.

Esta é uma das coisas mais bacanas e bonitas que vi ultimamente, um display capaz de exibir imagens e animações coloridas em 3D. Trata-se do voLumen, um aparelho cujo propósito é projetar animações volumétricas visíveis aos olhos humanos.

 

O voLumen usa-se de um fenômeno denominado persistência da visão, que é a ilusão provocada por um objeto, visto pelos nosso olhos, permanecer na retina por uma fração de segundo após sua percepção, fazendo com que imagens se associem na nossa retina. O voLumen consegue este efeito rotacionando LEDs em torno de um eixo comum a uma alta velocidade.

As diversas cores que você pode ver no vídeo, ficam por conta dos LEDs, que são RGB, a resolução do display é de 1 milhão de voxels (pixels volumétricos) e as animações podem ser feitas em software de modelagem 3D e convertidas usando-se o próprio software de conversão do voLumen.

Os criadores do projeto são Maximiliam Mali e Sebastian Haushofer, que estão em sua graduação em engenharia mecatrônica. A ideia deles é que o voLumen seja usado para propagandas e entretenimento. Já que esta é uma nova tecnologia que chama muito a atenção (fiquei fascinado), as empresas que usarem-no, devem com certeza despertar curiosidade nos clientes.

Ficou curioso e quer saber mais? acesse o site dos criadores.

O que acha? será que esta tecnologia estará logo nas lojas e nas ruas? será que essa espécie de holograma se tornará comum daqui a um tempo? Deixe um comentário!

 

 

Robson Couto

Recentemente graduado Engenheiro Eletricista. Gosto de dedicar meu tempo a aprender sobre computadores, eletrônica, programação e engenharia reversa. Documento meus projetos no Dragão quando possível.

3 thoughts to “Conheça voLumen, o display LED 3D que parece ter vindo do futuro.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *