Uma bolha de solda e um DS funcionando.

Enquanto revirando o eBay um dia desses, encontrei um DS lite com problema por sete dólares e frete grátis. Segundo o anúncio, o console não ligava. Me lembrei que há um tempo atrás, o Farrapo falou desse problema comum no DS lite, um dos fusíveis na placa de alimentação rompe e o console não liga mais. Como pensei que poderia aproveitar peças mesmo se o console fosse irreparável, decidi apostar.

ds

Se conseguisse fazer o DS funcionar, melhor ainda. Pra mim, o DS é além de console, um dispositivo portátil com dois processadores ARM, display LCD, touchscreen e wifi. É possível rodar uma versão leve do Linux e sobre desenvolvimento de software homebrew, a internet está cheia de boa documentação.

Recebi o DS essa semana. Verifiquei que por fora o console estava conservado, sem trincas ou manchas no LCD. Ao abrir o console não notei nada queimado(ou solto hahaha). Ah, de volta ao problema. É um problema conhecido que o DS possui dois fusíveis F1 e F2 na placa que podem abrir e impedir o console de ligar ou carregar. Esses componentes pode ser vistos nas fotos a seguir:

Fusível F1.
Fusível F2

Utilizando o teste de continuidade do multímetro, saquei que o fuse da segunda foto( F2 ) tinha de fato queimado. Pensei em comprar um par substituto, mas custava quase o preço do próprio console. Resolvi então fazer uma “ponte” com solda, detalhe na figura abaixo:

Fix

Feita a solda, uma pequena gambiarra permitiu alimentar o console já que eu não tenho o carregador. O console ligou a luz de carga(a direita superior do pokémon sorvete?!). Bom sinal!

Fon

Ao tentar ligar o console, sucesso! Aparentemente tudo ok: as telas , botões e o touch funcionando. Ainda bem que meu flatmate sabe japonês pra mudar o idioma ^^ .

Fj

Nenhum jogo de DS aqui, mas dava pra testar pelo menos a entrada de cartucho de GBA. Abaixo um teste com Metorid Fusion, não tinha reparado na fala da Samus até upar a imagem aqui pro site.

Fwin

E assim eu consegui o DS super barato. A solução? apenas uma bolha de solda. Coincidentemente, como minha namorada me lembrou, uma vez comprei um Game Boy e o #problema# era uma bolha de solda, esse não consegui consertar, mas aproveitei bem as peças hehehe.

Obrigado pela leitura e até o próximo post/conserto o/

Robson Couto

Recentemente graduado Engenheiro Eletricista. Gosto de dedicar meu tempo a aprender sobre computadores, eletrônica, programação e engenharia reversa. Documento meus projetos no Dragão quando possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *