Robô freeform e o Circuit Sculpture Contest

Nos semestres recentes estive bem ocupado por causa da universidade, com pouco tempo para trabalhar em projetos. Felizmente terminei o curso de Engenharia Elétrica no final do ano passado, ficando com um pouco de tempo livre pra trabalhar em algo fora do comum. Já havia notado que o Hackaday tinha lançado um concurso sobre esculturas eletrônicas, e comecei pensar numa ideia.

Pôster promocional para o concurso por Joe Kim

O circuit sculpture contest tinha como proposta que os participantes enviassem projetos de eletrônica em que os componentes e fios do circuito tivessem característica artística assim como fossem parte da estrutura do projeto, claro que mantendo funcionalidade. Abaixo alguns exemplos de esculturas desse tipo:

LED scroller por @MohibBhoite

 

“The clock” por Gislan Beno

A minha ideia foi construir um robô sem usar placas de circuito ou plástico na construção do chassi. Comecei pela estrutura do robô, soldando fios que tirei de indutores da pilha de sucata. Pra fazer esculturas desse tipo é importante usar óculos de proteção, já que o fio pode se mover e causar um acidente.

 

Um toque que contribuiu pra estética steampunk do projeto foi que as rodas também foram feitas do mesmo fio que o chassi. Estas foram difíceis de se centralizar e balancear, mas ficaram ótimas. Apesar de parecer que o fio é muito liso, o robô consegue se locomover perfeitamente.

Depois de muita espera, o resultado do concurso saiu. Felizmente ainda consegui ficar entre os finalistas. Foram três prêmios principais e nove runners up. Abaixo listo apenas dois dos meus favoritos, a lista completa pode ser vista no post do Hackaday.

 

Skeleton watch

 

Wirez80, um computador com CPU z80 em estrutura cilíndrica

 

Todos os logs e fotos do meu projeto podem ser encontradas na página do projeto no Hackaday.io.

Obrigado pela leitura e até a próxima o/

Robson Couto

Recentemente graduado Engenheiro Eletricista. Gosto de dedicar meu tempo a aprender sobre computadores, eletrônica, programação e engenharia reversa. Documento meus projetos no Dragão quando possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *