Robson

photo02Fevereiro 2016

Olá! Sou Robson Couto, estudante de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará. Meus interesses estão voltados pra eletrônica, hardware e programação. Desde que tive meu primeiro contato com microcontroladores através do Arduino em 2012, não consegui mais parar. Além disso tenho um problema com hardware antigo, incluindo principalmente video-games. Vários dos meus posts são de alguma forma relacionados a jogos.

Pro futuro quero aprender sobre desenvolvimento de jogos, incluindo criar algum jogo pra Game Boy ou SNES talvez, entender mais sobre sistemas operacionais, adquirir algum dos pcs mais antigos, entender melhor programação android, aprender a usar VHDL…. A lista continua e aumenta sempre um pouco.

Meus projetos são documentados aqui no Dragão sem Chama. Tento publicar um post sempre que possível, porém a vida de universitário é complicada e nem sempre sobra tempo xD

Aqui embaixo deixo meus projetos que considero importantes e que foram compartilhados por outras páginas.

2018 – Usando um gravador de micros AVR como interface MIDI

Eu estava precisando de uma adaptador MIDI que pudesse contruir o mais rápido possível. Reprogramei um gravador de microcontroaldores AVR para funcionar como interface MIDI. Esse post foi compartilhado pelo blog do Hackster.

AVR Programmer Transformed Into USB MIDI Adapter | Hackster

 

 

 

2018 – Conserto das portas USB do meu Notebook

Apesar de não ter nenhuma experiencia com concerto de placas mãe, eu resolvi abrir meu único computador pra tentar consertar minhas portas USB. Deu tudo certo, mesmo com alguns contratempos. Esse post foi compartilhado pelo Hackaday.

 

2018 – Usando uma CNC chinesa para fazer PCBs


Um tutorial sobre como conseguir fazer PCBs de qualidade aceitavel com a CNC T8, uma das CNCs chinesas mais baratas que há. Esse projeto foi compartilhado pelo Hackaday.

Turning a Cheap Engraver into a Decent PCB Mill | Hackaday

 

 

2017-2018 – Tradução da Documentação de Referência do Arduino

 

Quando o pessoal do Arduino criou repositórios para tradução da documentação em várias línguas, pedi que criassem também um em Português. Acabei por traduzir todos os arquivos sozinho.  Português foi a primeira língua a ter a documentação completa traduzida. Foi uma ótima experiência e minha primeira contribuição para um projeto aberto.

Link para a documentação.

Link para o repositório no github.

 

2017 – USBASP como adaptador USB para controles retrô

O USBASP é um programador AVR super popular, mas seu potencial hackable é geralmente ignorado. Escrevi um novo firmware que permite utilizá-lo como adaptador USB para controles de games antigos.

Link pro artigo no Hackaday

 

2017 – Adaptando o jogo go T-rex pra um testador de transistores

Eu comprei esse testador de componentes com um LCD e um botão. Como desafio, escrevi um jogo similar ao jogo offline do Chrome pra rodar nele.

Link pra o Artigo no Hackaday

 

2016 – Gravador de EPROMs com Arduino.

img_20160828_173037268

Esse é de fato um dos meus orgulhos. Um gravador de eproms baseado em Arduino Mega.  A alimentação é pela própria USB, sem necessidade de fonte externa. Além disso há também a possibilidade de se gravar memórias Flash.

Link pro Hackaday

Além disso, esse projeto foi compartilhado pelas páginas do Arduino, sendo também mencionadado no blog.arduino.cc

Link pro post no blog do Arduino

 

 

2016 – Gravando ROMs no Pocketstation.

img_20160918_111042109

Esse post foi compartilhado pelo Hackaday mesmo estando em Português. Uma pena que entenderam mal o artigo e acharam que eu estava fazendo engenharia reversa no PocketStation, porém estava apenas lendo e gravando ROMs.

Link

 

2016 – Transferindo fotos da Game Boy Camera pro PC.

pic2

Desde que adquiri um Game Boy, tenho estudado bastante sobre seu funcionamento. Uma plataforma foi criada pra acessar os dados de cartuchos (Saves e ROMs). Também foi possível extrair fotos da Game Boy Camera. Esse artigo também foi compartilhado pelo Hackaday. A série de posts sobre os cartuchos de Game Boy está aqui no Dragão.

Link pro post no Hackaday

 

2015 – Cartucho de Mega Drive com chips de BIOS.

capaingles

Meu primeiro artigo compartilhado pelo Hackaday. Nesse artigo explico como transformei chips BIOS antigos de computador em Sonic 1 pra Mega Drive.

Link pro post do Hackaday

 

2014 – Impressora de ‘matriz de pontos’

Projeto ganhador de 3 concursos Microcontroller contest, Tech contest e Remix contest. Feita a partir de peças de computador. Isso antes das mini impressoras 3D começarem a aparecer. Hoje vejo que poderia melhorar tanta coisa. Quem sabe tiro a poeira dela no futuro e dou uma melhorada.

Link pro instructables

 

 

2014 – Reaproveitando peças de drives de CD/DVD

Ganhador do concurso Teach it! no Instructables. Basicamente como reaproveitar peças de drives CD de computadores. Esse instructable era uma preparação pro da impressora, mas teve uma aceitação enorme e maior divulgação devido ao foco em reciclagem.

Link pro artigo

 

 

Tem mais um bocado de coisa aqui no Dragão mesmo, e no meu github também.