Conheça Jason Barnes, o baterista ciborgue

jason_barnes

Você ainda acredita que o tempo dos ciborgues pertence a um futuro distante? Bom, não está tão longe assim. Conheça Jason Barnes, um rapaz que sempre sonhou em ser baterista e não desistiu nem quando perdeu acidentalmente o braço direito. Agora Jason possui uma prótese robótica e é capaz de fazer música como nenhum outro baterista na história.

Jason perdeu o braço direito ao levar um forte choque elétrico enquanto limpava um capô de ventilação em um restaurante. Mas ele não desistiu do sonho de ser baterista profissional, construiu uma prótese simples e entrou no Instituto de Mídia e Música de Atlanta, em Georgia, EUA. Lá, um dos instrutores de bateria o apresentou a Gil Weinberg, um pesquisador em robótica e música do Instituto de Tecnologia da Georgia. Foi aí que Gil e sua equipe decidiram montar um braço robótico para Jason.

O braço é controlado através de uma técnica chamada eletromiografia, usada para capturar os sinais elétricos da parte superior do braço de Jason. Ao tensionar o bíceps, ele é capaz de controlar o braço e a velocidade da baqueta. Além disso, uma segunda baqueta foi adicionada à prótese robótica, capaz de usar sensores para perceber o ritmo do baterista e ajustar automaticamente sua velocidade. Jason testou o novo braço pela primeira vez no vídeo abaixo.

Os progressos nessa pesquisa representam um grande avanço para o futuro de próteses robóticas para pessoas com membros amputados. Além disso, a equipe responsável pela construção do braço afirma que os algoritmos desenvolvidos durante o projeto pode também ser utilizados em outras tarefas que exijam velocidade e precisão.

David Borges

Um dia... Boom! Dragão sem Chama.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *