O robô que joga Flappy Bird

20140302-011605 PM.jpg
Foto: Reprodução

Dois chineses: Liu Yang e Shi Xuekun, criaram um robô capaz de jogar Flappy Bird melhor do que muitos jogadores. Tudo está dividido em três partes: sistema de reconhecimento, sistema de controle e a parte mecânica. A parte do sistema de reconhecimento incluem uma webcam e um programa escrito com OpenCV. O sistema de controle incluem o PC e o Arduino. A parte mecânica contém o braço magnético de um HD e uma caneta touch.

20140302-020052 PM.jpg
Webcam – Foto: Reprodução

Os desenvolvedores explicam como tudo funciona:

A webcam tem um baixo fps e alto delay, então foi utilizado o modelo de controle de malha aberta para calcular a posição do pássaro. Mas o erro acumulado devido ao modelo de controle utilizado provoca instabilidade. Vamos melhorar no futuro. Os canos do jogo são verdes, então utilizamos um filtro de cor para reconhece-lo e corrigimos a distorção da câmera. Nós escrevemos ferramentas de gravação e reprodução e também de visualização dos dados em Python para nos ajudar a ajustar o modelo de controle.

Não foi disponibilizado um tutorial ensinando como montar o robô, como nenhum código foi liberado, mas não podemos negar que foi algo bem genial desenvolvido, esses asiáticos. Confira mais algumas imagens abaixo:

20140302-023421 PM.jpg
Arduino Mega e Shield Ponte H – Foto: Reprodução
20140302-023428 PM.jpg
Ferramentas de visualização dos dados em Python – Foto: Reprodução

Logo abaixo, você pode conferir o vídeo produzido pelos desenvolvedores e não deixe de visitar à página oficial, quem sabe depois eles não disponibilizam todo o código gratuitamente.

Júnior Farrapo

Graduando de Engenharia da Computação pela UFC, gamer, fã da cultura nerd e curte o pop rock nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *