Porque você deve dar uma chance para o Telegram

telegram

Todos sabemos da venda do WhatsApp para o Facebook e ficamos espantados com o valor exorbitante da compra, não somos ingênuos de saber que esse valor tem muito a ver com a quantidade de usuários (450 milhões de usuários) e interesse do Mark nos dados que circulam por aí. Devido a isso e o período que o WhatsApp ficou fora do ar, outros aplicativos mensageiros acabaram ganhando milhares de usuários, como o Viber e o Telegram.

Você deve se perguntar porque não recomendo o Viber, particularmente acho ele um aplicativo feio e desatualizado (no iOS que onde testei, nem atualizado pro iOS 7 ele era), tem bastante funções mas o Telegram fez meus olhos brilharem.

Então vamos começar a falar do Telegram, primeiramente ele é muito parecido com o WhatsApp:

telegram2

Possui um design simples e intuitivo, os mesmo recursos de quem está online, mensagem entregue ao destinatário, é extremamente rápido e totalmente grátis.

telegram3

Agora vem o diferencial, no Telegram não existe limite para os anexos enviados (fotos, vídeos e arquivos como pdf, doc, ppt, etc.), sim, você não leu errado, PDF!!! É totalmente seguro,  existe o modo de conversa privada onde as mensagens não são enviadas para nuvem e sim criptografadas e enviadas diretamente para o destinatário. O Telegram está tão bem protegido contra hackers, que eles oferecem um prêmio de U$ 200 mil dólares pra quem quebrar sua criptografia. Outro ponto que se diferencia bastante é que como tudo se baseia na nuvem, você pode utilizá-lo em qualquer lugar: tablet (não é necessário o tablet ter chip 3G) e smartphone.

telegram4

Durante nossos testes, enfrentamos um problema: nossos contatos que estavam configurados com o prefixo da operadora 0418896****** não eram reconhecidos pelo aplicativo, acreditamos que em futuras atualizações isso seja corrigido, apesar do aplicativo ser em inglês isso não atrapalha em sua utilização.

Conclusão:

Particularmente, gostei do aplicativo que é quase igual o WhatApp, só que o que mais me chamou atenção foi a vantagem de trocar arquivos de diversas extensões e sem limite de tamanho, assim, no grupo da faculdade posso facilmente pegar um pdf de um livro, artigo, etc. O que foi reprovante em sua utilização, foi ter que primeiramente remover os prefixos de todos meus contatos, porém após o aplicativo reconhecer os contatos que utilizam o serviço, quando coloquei novamente o prefixo eles continuavam lá, com certeza um bug que deve ser corrigido.

Outro ponto bem interessante de ser comentado é que o Telegram possui uma API aberta, então recebe incentivo da própria comunidade que o utiliza, assim garantido mais suporte e atualizações.

Eu sei que é difícil que ele se torne tão popular quanto o WhatsApp, mas ele tem todas as ferramentas e diferenciais que podem atrair um enorme público, então faça seu teste e poste nos comentários o que achou.

Conheça sua página oficial no link.

Júnior Farrapo

Graduando de Engenharia da Computação pela UFC, gamer, fã da cultura nerd e curte o pop rock nacional.

3 thoughts to “Porque você deve dar uma chance para o Telegram”

  1. Muito bom! Falta pouco para ficar Excelente!!! Uso a mais de 3 meses e sou um grande fã deste App! Tão filé quanto o WhatsApp, inclusive, SUPERIOR em algumas funções particulares!! Só instalando e EXPLORANDO para entender o que quero dizer!!! rsrs…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *