Cientistas começam a entender melhor a supercondutividade

Cientistas descobrem os princípios por trás da supercondutividade. A utilização desses conhecimentos vai permitir que pesquisadores façam avanços muito grandes em diversas áreas do conhecimento, e a aplicação desse avanço tecnológico possui incontáveis aplicações como a melhor condução de energia elétrica, trens magnéticos, processadores muito mais velozes, entre outros.

Supercondutores de alta temperatura

O grande avanço que vai ajudar a compreender a esse fenômeno foi feito por pesquisadores da  Universidade de Cambridge, onde os pesquisadores acreditam terem começado a entender melhor as causas da supercondutividade. Supercondutividade é uma propriedade física descoberta em 1911 pelo  holandês Heike Kamerlingh Onnes. Atualmente esse fenômeno só é observado em alguns materiais, que quando resfriados a temperaturas baixíssimas tendem a conduzir corrente elétrica sem resistência nem perdas.

Apesar do efeito ter sido descoberto em 1911, não havia muito interesse em estudá-lo porque os materiais que apresentavam esse comportamento precisavam estar resfriados a temperaturas muito próximas do zero absoluto (-273,15 graus Celsius), mas atualmente já são conhecidos materiais que apresentam esse efeito a temperaturas próximas dos 130 Kelvin (-143.15 graus Celsius). Conseguindo entender os princípios básicos da formação da supercondutividade, os cientistas podem buscar por características similares em outros materiais, o que iria impulsionar os estudos a busca de novos supercondutores.

No relatório publicado recentemente na Nature, os cientistas revelam que a supercondutividade surge através de elétrons que viajam emparelhados através do material condutor, que gera ondas de densidade de cargas (ondas de elétrons).

“Um dos problemas com supercondutores de alta temperatura é que não sabemos como encontrar novos, porque nós realmente não sabemos quais são os ingredientes que são responsáveis ​​pela criação supercondutividade de alta temperatura”, disse o autor Dr. Suchitra Sebastian em uma -nota de imprensa .

Aplicações do uso de tecnologia já existe, e já foi exposto aqui mesmo do Dragão sem chama. Você pode conferir mais sobre as aplicações da supercondutividade em  Levitação Quântica, como funciona?  Gostou? Achou interessante? Deixe seu comentário abaixo.

Acha que em algumas décadas o preço da sua energia vai finalmente baixar? Comente abaixo o que você acha sobre o os avanços da ciência vão nos levar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *