Raspberry Pi Zero: Primeiras Impressões.

IMG_20151201_143442

Quinta feira passada. Como de costume, depois de acordar dou uma olhada no celular. Me deparo então com a notícia no Hackday que um novo modelo de Raspberry Pi foi lançado. O que mais chamou a atenção? O novo modelo valia apenas 5 dólares.

Alguns minutos depois e uma transação modesta no Paypal, consegui garantir o meu. Digo ‘consigui’ porque no primeiro dia, praticamente todas as placas foram vendidas. Vale notar que a revista MagPi veio com um modelo de graça, então haviam revistas nas bancas e Zeros podiam ser achados por aí ainda.

Hoje, depois de voltar da aula e passar na caixa de correio, o meu Raspberry Pi Zero já havia chegado. Fiquei surpreso, pois o frete foi bem rápido.  Em comparação com os modelos A, B, B+, e 2, esse novo modelo é menos que a metade do tamnaho desses(Vale lembrar que o modelo A+ já era menor).

IMG_20151201_145609

As características do layout que puderam ser notadas:

  • Apenas uma USB, que ainda necessita de um adaptador pra conexão de dispositivos. O Raspberry 2 possui 4 portas USB.
  • A saída de vídeo composto foi retirada, mas se necessária, uma conexão foi deixada na placa para ser soldada(ver “TV” na foto acima).
  • A saída HDMI padrão foi substituída por uma mini HDMI.
  • O connector de 40 pinos do Raspberry 2 continua.
  • Interface da câmera foi removida.
  • Conexão Ethernet removida.
  • Saída de áudio removida.

Quanto ao Hardware:

  • Apenas 512MB de RAM. O Raspberry Pi 2 possui 1GB.
  • O chip(SoC) principal é o mesmo do primero Raspberry.
  • Frequencia de operação: 1GHz sem overclock. Os primeiros modelos operavam a 700MHz.

Se valeu a pena? Sim, valeu muito. Esse modelo possui suas vantagens além do preço. Seu tamanho e peso, podendo substituir microcontroladores e Arduinos em projetos pequenos. Além disso, por possuir menos componentes, é de se esperar que consuma menos energia e possa permitir operação mais longa e eficiente de projetos alimentados a bateria.

Infelizmente ainda não consegui um adaptador HDMI pra ligá-lo a TV, então não programei nada bacana pra mostrar. Poderia acessar a placa pela porta serial, mas tem prova amanhã e tenho que estudar. Deixa pra amanhã(ou depois(ou depois)) :)

Obs. Não esquece de curtir a página do Dragão no Facebook pra ficar informado.

Obrigado pela leitura, e até o próximo post o/

Robson Couto

Recentemente graduado Engenheiro Eletricista. Gosto de dedicar meu tempo a aprender sobre computadores, eletrônica, programação e engenharia reversa. Documento meus projetos no Dragão quando possível.

10 thoughts to “Raspberry Pi Zero: Primeiras Impressões.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *