Recentemente a Raspberry Pi foundation lançou uma nova placa, Raspberry Pi 3. Com essa nova versão vieram melhorias na performance e adição de bluetooth e wifi. Com mais detalhes, Segundo a Raspberry Pi foundation:
-CPU 1.2GHz 64-bit quad-core ARM Cortex-A53 (~10x a performance do Raspberry Pi 1)
-Wifi 802.11n e Bluetooth 4.1
-Compatibilidade com Raspberry Pi 1 e 2.
Me lembro de ter lido em algum lugar algo sobre esse novo Raspberry se equivaler a um Desktop.
A adição do wifi foi uma ótima mudança. Eu sempre usei o meu Raspberry no cabo ethernet e meus amigos tiveram um pouco de dor de cabeça com dongles USB. Comprei a minha placa na Pi Hut, sem case ou acessórios.
Abaixo alguns testes que fiz no Raspberry, não tinha intenção de fazer um post a princípio, então não tirei muitas fotos.
Ubuntu Mate
O Ubuntu mate é bem parecido com a versão principal do Ubuntu(mas não é o mesmo). Achei um pouco lento, talvez seja o Raspberry que não seja rápido o suficiente ou o sistema ainda não esteja adequado as novas características do novo Raspberry.
O Ubuntu Mate parece um boa opção pra quem quiser usar o Raspberry pra internet ou como um computador mais simples. Planejo montar um laptop com o Raspberry e provavelmente usarei o Mate.
Raspbian
A última versão do Raspbian é de fevereiro, e talvez ainda precise de alguns retoques pra usar todos os recursos. Apesar de o novo modelo ser anunciado com um processador 64bits, esse potencial não é utilizado. A opção de overclock ainda não funciona pelo visto.
Do post no blog oficial do Raspberry sobre o terceiro modelo:
“At launch, we are using the same 32-bit Raspbian userland that we use on other Raspberry Pi devices; over the next few months we will investigate whether there is value in moving to 64-bit mode.”
Ambos Ubuntu e Raspbian já possuem os drivers pro wifi no sistema, então é só fazer o boot e conectar sem problemas.
Estou meio ocupado com a faculdade e sem tempo pra algo bem elaborado, mas fiz uns testes usando o Telegram e o código do Rafael (hehehe). A biblioteca telepot que o Rafa usou no post dele pra conectar a API do Telegram está disponível no Raspberry e pode ser instalada com um simples apt-get. Abaixo as screenshots:
Conclusões.
Por enquanto, as grandes vantagens da nova placa são o wifi e bluetooth onboard. Isso expande muito a gama de projetos que podem ser realizados por nós makers. Em algum tempo, possivelmente todo o potencial da placa vai ser utilizado pelos sistemas operacionais disponíveis.
Até o próximo post o/