Um dos posts mais populares no Dragão é o post com a marcha imperial, música tema de Darth Vader, em estilo 8 bits para Arduino. Esse é um projeto bem simples e só precisa de um buzzer piezo. É difícil encontrar algumas músicas para Arduino, então resolvi uma coleção de músicas para Arduino em uma mesmo lugar.
Recentemente tenho me interessado bastante em música, e por isso comecei a aprender a ler partituras. Portanto, pensei que seria um bom exercício adaptar algumas partituras para Arduino. Escrevi os códigos com alguns detalhes em mente.
- Códigos compatíveis com todas ou quase todas as placas Arduino;
- Sem necessidade de instalação de bibliotecas;
- De fácil modificação e entendimento.
Para isso utilizei apenas a função tone(), que faz parte da linguagem. A função tone() é capaz de gerar apenas um tom em apenas um pino por vez. Bibliotecas como a Tone library permitem gerar mais formas de ondas, mas utilizam timers específicos de alguns microcontroladores, o que causa incompatibilidade com muitas placas. Isso implica que os códigos aqui são monofônicos, isto é, apenas uma nota pode ser tocada de cada vez.
Update: Para saber como programo os sketches a partir das partituras, veja o outro post a respeito.
Músicas
Até o momento foram programadas as seguintes músicas:
Filmes / TV
- Cantina Band de Star Wars
- Marcha Imperial de Star Wars
- Hedwig’s theme de Harry Potter
- Tema principal de Star Wars
- Pulo da gaita de O Auto da Compadecida
- Abertura Star Trek
- https://dragaosemchama.com/arranjar-uma-namorada/
- momentos dificeis no namoro
Jogos
- cameron diaz e namorado
- Vampire Killer de Castlevania
- Green Hill Zone de Sonic the Hedgehog
- Mii channel
- Tema do Professor Layton de Professor Layton and the Curious Village
- Song of stomrs de The Legend of Zelda Ocarina of time
- Super Mario Bros
- Tetris (Korobeiniki)
- Zelda’s Lullaby de The Legend of Zelda Ocarina of time
- The Legend of Zelda para o NES
- DOOM
- Canção da Jigglypuff (Pokemon)
Clássicas
- Cannon in D – Pachelbel
- Greensleeves
- Ode to Joy – Sinfonia No. 9 de Beethoven
- Principe Igor – Borodin
- Minuet in G – Christian Petzold
- Brahms Lullaby
- Fur Elise – Beethoven
Outras
- Asa Branca – Luiz Gonzaga
- Pantera cor de rosa
- Take on me A-ha
- The lick
- The Lion sleeps tonight (A-uima-uê A-uima-uê )
- Keyboard cat
- Passo do elefantinho
- Parabéns pra você
- Feliz Natal
- Never Gonna Give you Up (Rickroll)
- Noite Feliz
Exemplo
Como exemplo vamos utilizar a música do jogo Tetris. Basta copiar o código na IDE do Arduino e conectar um buzzer ao pino 11 da sua placa arduino, ou então conectar em qualquer pino e editar o valor da variável buzzer de acordo.
Estando o piezo conectado a placa, basta adicionar o código com a música desejada na IDE e gravar no Arduino. A variável tempo pode ser mudada para fazer a música tocar mais rápido ou mais devagar, enquanto a variável buzzer contém o número do pino a qual o piezo é conectado. O vetor melody contém cada nota da música seguida da duração da mesma.
/* Tetris theme - (Korobeiniki) Connect a piezo buzzer or speaker to pin 11 or select a new pin. More songs available at https://github.com/robsoncouto/arduino-songs Robson Couto, 2019 */ #define NOTE_B0 31 #define NOTE_C1 33 #define NOTE_CS1 35 #define NOTE_D1 37 #define NOTE_DS1 39 #define NOTE_E1 41 #define NOTE_F1 44 #define NOTE_FS1 46 #define NOTE_G1 49 #define NOTE_GS1 52 #define NOTE_A1 55 #define NOTE_AS1 58 #define NOTE_B1 62 #define NOTE_C2 65 #define NOTE_CS2 69 #define NOTE_D2 73 #define NOTE_DS2 78 #define NOTE_E2 82 #define NOTE_F2 87 #define NOTE_FS2 93 #define NOTE_G2 98 #define NOTE_GS2 104 #define NOTE_A2 110 #define NOTE_AS2 117 #define NOTE_B2 123 #define NOTE_C3 131 #define NOTE_CS3 139 #define NOTE_D3 147 #define NOTE_DS3 156 #define NOTE_E3 165 #define NOTE_F3 175 #define NOTE_FS3 185 #define NOTE_G3 196 #define NOTE_GS3 208 #define NOTE_A3 220 #define NOTE_AS3 233 #define NOTE_B3 247 #define NOTE_C4 262 #define NOTE_CS4 277 #define NOTE_D4 294 #define NOTE_DS4 311 #define NOTE_E4 330 #define NOTE_F4 349 #define NOTE_FS4 370 #define NOTE_G4 392 #define NOTE_GS4 415 #define NOTE_A4 440 #define NOTE_AS4 466 #define NOTE_B4 494 #define NOTE_C5 523 #define NOTE_CS5 554 #define NOTE_D5 587 #define NOTE_DS5 622 #define NOTE_E5 659 #define NOTE_F5 698 #define NOTE_FS5 740 #define NOTE_G5 784 #define NOTE_GS5 831 #define NOTE_A5 880 #define NOTE_AS5 932 #define NOTE_B5 988 #define NOTE_C6 1047 #define NOTE_CS6 1109 #define NOTE_D6 1175 #define NOTE_DS6 1245 #define NOTE_E6 1319 #define NOTE_F6 1397 #define NOTE_FS6 1480 #define NOTE_G6 1568 #define NOTE_GS6 1661 #define NOTE_A6 1760 #define NOTE_AS6 1865 #define NOTE_B6 1976 #define NOTE_C7 2093 #define NOTE_CS7 2217 #define NOTE_D7 2349 #define NOTE_DS7 2489 #define NOTE_E7 2637 #define NOTE_F7 2794 #define NOTE_FS7 2960 #define NOTE_G7 3136 #define NOTE_GS7 3322 #define NOTE_A7 3520 #define NOTE_AS7 3729 #define NOTE_B7 3951 #define NOTE_C8 4186 #define NOTE_CS8 4435 #define NOTE_D8 4699 #define NOTE_DS8 4978 #define PAUSE 0 // change this to make the song slower or faster int tempo=144; // change this to whichever pin you want to use int buzzer = 11; // notes of the moledy followed by the duration. // a 4 means a quarter note, 8 an eighteenth , 16 sixteenth, so on // !!negative numbers are used to represent dotted notes, // so -4 means a dotted quarter note, that is, a quarter plus an eighteenth!! int melody[] = { //Based on the arrangement at https://www.flutetunes.com/tunes.php?id=192 NOTE_E5, 4, NOTE_B4,8, NOTE_C5,8, NOTE_D5,4, NOTE_C5,8, NOTE_B4,8, NOTE_A4, 4, NOTE_A4,8, NOTE_C5,8, NOTE_E5,4, NOTE_D5,8, NOTE_C5,8, NOTE_B4, -4, NOTE_C5,8, NOTE_D5,4, NOTE_E5,4, NOTE_C5, 4, NOTE_A4,4, NOTE_A4,8, NOTE_A4,4, NOTE_B4,8, NOTE_C5,8, NOTE_D5, -4, NOTE_F5,8, NOTE_A5,4, NOTE_G5,8, NOTE_F5,8, NOTE_E5, -4, NOTE_C5,8, NOTE_E5,4, NOTE_D5,8, NOTE_C5,8, NOTE_B4, 4, NOTE_B4,8, NOTE_C5,8, NOTE_D5,4, NOTE_E5,4, NOTE_C5, 4, NOTE_A4,4, NOTE_A4,4, PAUSE, 4, NOTE_E5, 4, NOTE_B4,8, NOTE_C5,8, NOTE_D5,4, NOTE_C5,8, NOTE_B4,8, NOTE_A4, 4, NOTE_A4,8, NOTE_C5,8, NOTE_E5,4, NOTE_D5,8, NOTE_C5,8, NOTE_B4, -4, NOTE_C5,8, NOTE_D5,4, NOTE_E5,4, NOTE_C5, 4, NOTE_A4,4, NOTE_A4,8, NOTE_A4,4, NOTE_B4,8, NOTE_C5,8, NOTE_D5, -4, NOTE_F5,8, NOTE_A5,4, NOTE_G5,8, NOTE_F5,8, NOTE_E5, -4, NOTE_C5,8, NOTE_E5,4, NOTE_D5,8, NOTE_C5,8, NOTE_B4, 4, NOTE_B4,8, NOTE_C5,8, NOTE_D5,4, NOTE_E5,4, NOTE_C5, 4, NOTE_A4,4, NOTE_A4,4, PAUSE, 4, NOTE_E5,2, NOTE_C5,2, NOTE_D5,2, NOTE_B4,2, NOTE_C5,2, NOTE_A4,2, NOTE_GS4,2, NOTE_B4,4, PAUSE,8, NOTE_E5,2, NOTE_C5,2, NOTE_D5,2, NOTE_B4,2, NOTE_C5,4, NOTE_E5,4, NOTE_A5,2, NOTE_GS5,2, }; // sizeof gives the number of bytes, each int value is composed of two bytes (16 bits) // there are two values per note (pitch and duration), so for each note there are four bytes int notes=sizeof(melody)/2/2; // this calculates the duration of a whole note in ms (60s/tempo)*4 beats int wholenote = (60000 * 4) / tempo; int divider = 0, noteDuration = 0; void setup() { // iterate over the notes of the melody. // Remember, the array is twice the number of notes (notes + durations) for (int thisNote = 0; thisNote < notes * 2; thisNote = thisNote + 2) { // calculates the duration of each note divider = melody[thisNote + 1]; if (divider > 0) { // regular note, just proceed noteDuration = (wholenote) / divider; } else if (divider < 0) { // dotted notes are represented with negative durations!! noteDuration = (wholenote) / abs(divider); noteDuration *= 1.5; // increases the duration in half for dotted notes } // we only play the note for 90% of the duration, leaving 10% as a pause tone(buzzer, melody[thisNote], noteDuration*0.9); // Wait for the specief duration before playing the next note. delay(noteDuration); // stop the waveform generation before the next note. noTone(buzzer); } } void loop() { // no need to repeat the melody. }
Depois de gravado o sketch, o arduino irá tocar a musica. O código do setup() pode ser tranferido para o loop() caso queira-se que a música se repita.
Por enquanto é isso. Tenho em mente de fazer um post sobre o processo que uso para “converter” as músicas da partitura para o arduino, mas isso fica para depois :). Edit: Link do post com o tutorial.
Obrigado pela leitura e até o próximo post o/
Ola queria saber se tem como fazer a musica tema do filme VINGADORES no arduino
Oi Ellyan,
Provavelmente. Se você souber um pouquinho sobre música e encontrar uma partitura simplificada não é tão difícil.
Bom dia, gostaria de saber se você poderia fazer a música “Ela partiu” do Tim Maia para o buzzer.
Bacana !ola to querendo fazer um projector assim,com arduino leonardo.
1-toca no piezo
2-arduino leonardo conectado ao android
3-app caustic
OBS-toca no piezo que aciona uma nota midi determinada pele usuario no Arduilo Leonardo diparando no App Caustic na parte MPC Sinth
Olá, tudo bom?
Parabéns pelos trabalhos! É um projeto mais legal que o outro.
Estou tentando (e tendo dificuldade no código) para colocar 3 botões e quando acionar cada um deles o buzzer tocar uma música diferente.
tem alguma dica ou mesmo código para me ajudar?
Desde já agradeço :)
Bom dia Robson.
Primeiramente parabéns pelo projeto de longe o melhor que já vi sobre a biblioteca tone, sem querer incomodar mas já incomodando, você teria alguns sons simples pra ser usado como por exemplo, um para iniciar, desligar e de bateria fraca tipo daquelas caixinhas de som só que usando a biblioteca tone. desde já agradeço.
// Lilium – musica abertura do anime elfen lied
int bu = 11;
// bu = buzzer
#define C4 262
#define CS4 277
#define D4 294
#define DS4 311
#define E4 330
#define F4 349
#define FS4 370
#define G4 392
#define GS4 415
#define A4 440
#define AS4 466
#define B4 494
#define C5 523
#define CS5 554
#define D5 587
#define DS5 622
#define E5 659
#define F5 698
#define FS5 740
#define G5 784
#define GS5 831
#define A5 880
#define AS5 932
#define B5 988
#define C6 1047
#define CS6 1109
#define D6 1175
#define DS6 1245
#define E6 1319
#define F6 1397
#define FS6 1480
#define G6 1568
#define GS6 1661
#define A6 1760
#define AS6 1865
#define B6 1976
#define C7 2093
#define CS7 2217
#define D7 2349
#define DS7 2489
#define E7 2637
#define F7 2794
#define FS7 2960
#define G7 3136
#define GS7 3322
#define A7 3520
#define AS7 3729
#define B7 3951
void setup() {
pinMode(bu, OUTPUT);
}
void loop() {
tone(bu, FS5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, CS6);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, GS5);
delay(1500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, A5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, A5);
delay(1000);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, FS5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, CS6);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, GS5);
delay(1500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, A5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, B5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, A5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, FS5);
delay(2500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, GS5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, E5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, D5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, E5);
delay(2500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, FS5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, D5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, CS5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, D5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, E5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, FS5);
delay(1500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, GS5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, A5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, B5);
delay(500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, A5);
delay(2500);
noTone(bu);
delay(10);
tone(bu, GS5);
delay(2500);
noTone(bu);
delay(10);
}
poderia por favor fazer a musica best friends forever da mc funny
tem alguma música de alarme?
eu vou fazer um sistema de segurança