Tradução da Documentação do Arduino

Espero que esse post seja bem curto, apenas pra atualizar um pouco o blog xD.

Recentemente  o Arduino moveu a documentação de referência para o github, de forma que as pessoas pudessem contribuir com atualizações e correções. Não apenas isso, mas foram criados os repositórios para outras línguas. O processo de contribuição é explicado nesse post. Como eles ainda não tinham um repositório para Português, eu pedi que criassem, já que há uma quantia muito grande de pessoas que falam português pelo mundo e disse que eu também ajudaria a fazer a tradução.

Eu me esqueci disso por uns dias e depois que notei surpreso que o repositório tinha  sido criado. Passei lá no post para agradecer e comecei a traduzir alguns arquivos. Depois de um tempo ganhei status de maintainer, podendo enviar os arquivos sem precisar esperar por uma revisão do pessoal do Arduino.

Semana passada consegui terminar a tradução, tomou bastante tempo, porém foi bacana porque eu aprendi muita coisa:

  • Automaticamente eu aprendi um bocado sobre a linguagem, já que tive que ler tudo com detalhes.
  • Pude descobrir alguns detalhes da linguagem C que não conhecia, já que precisei pesquisar um pouco para traduzir algumas páginas.
  • Foi a primeira vez que contribuí em um repo compartilhado, usando pull requests e coisas do tipo.

No geral foi uma ótima experiência! Hoje em dia eu nem uso muito o Arduino a não ser que queira testar algo rapidamente, mas definitivamente foi o que me introduziu aos microcontroladores. Essa foi uma forma fácil que encontrei de ajudar a comunidade, imagino que a necessidade de entender a língua Inglesa seja uma das barreiras que impedem que qualquer pessoa possa se  arriscar na área da tecnologia.

Foi a primeira vez que contribuí para algo open-source e gostei bastante, espero continuar ajudando.

A documentação traduzida pode ser encontrada aqui.

E o repositório com os arquivos nesse link.

Ah, minha página no github.

Obrigado pela leitura, e até a próxima!

Robson Couto

Estudante de engenharia elétrica. Gosto de dedicar meu tempo a aprender sobre computadores, eletrônica, programação e engenharia reversa. Documento meus projetos no Dragão quando possível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *